A Pró-Fígado tem como objetivo permanecer dentre as melhores opções para seus clientes, seja pela qualidade de seu atendimento e relacionamento, seja pelo comprometimento de seus integrantes com as melhores e mais atualizadas práticas da especialidade.

Últimas Notícias

Gripe é Grave – VACINAR É VIVER

Você sabia que a gripe ou influenza pode até matar?

Não confunda gripe com resfriado comum são diferentes.
Várias pessoas no Brasil morreram em 2016 por causa de complicações relacionadas à gripe provocada pelo vírus H1N1 – também conhecida como gripe suína.
Segundo o Ministério da Saúde, a maioria dos casos ocorreu na região Sudeste.
Normalmente ocorrendo no período de fim de outono ou inverno, a doença começou mais cedo naquele ano, no fim do verão.
Não houve um número igualmente alarmante de casos em 2017. Mas a doença é sazonal
A doença tem tratamento e, com medidas simples como isolamento e hábitos básicos de higiene, como lavar as mãos, um surto pode ser controlado.

O que é?

O H1N1 é um vírus da influenza tipo A.

Sintomas

São parecidos com os de uma gripe comum: dores musculares, de cabeça, garganta e articulações, coriza e cansaço. Também pode haver diarreia e vômitos. Se o paciente tiver febre acima de 38º com início repentino, é preciso procurar cuidados médicos.
Como a febre alta também pode ser um sintoma de dengue, o que diferencia as duas doenças é a manifestação de sintomas respiratórios. Se houver sintomas, a recomendação é se isolar e não ir ao trabalho ou à escola.

Tratamento

  • Se comprovado o diagnóstico através de testes específicos, o tratamento é feito com um antiviral conhecido como oseltamivir (ou Tamiflu®). Para ser eficaz, ele precisa ser iniciado nas primeiras 48 horas. Por isso é importante o diagnóstico precoce.
  • Como em muitas coisas na vida, o melhor tratamento é a prevenção.
  • A melhor forma de prevenção, além das medidas “higiênicas e comportamentais” acima descritas, é a vacinação.
  • A composição da vacina é recomendada anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com base nas informações recebidas no mundo sobre a prevalência das cepas circulantes. Assim, a cada ano, a vacina da gripe é modificada com o objetivo de proteger contra os tipos mais comuns de vírus.

Qual a formulação definida pela Organização Mundial de Saúde para o Hemisfério Sul em 2016?

Vacina Trivalente

  • Uma cepa viral semelhante ao vírus A/Califórnia/7/2009 (H1N1).
  • Uma cepa viral semelhante ao vírus A/Switzerland/9715293/2013 (H3N2).
  • Uma cepa viral semelhante ao vírus B/Phuket/3073/2013 (Yamagata).

Vacina Quadrivalente

  • As três cepas contidas na vacina trivalente +
  • Uma cepa viral semelhante ao vírus B, das linhagens Yamagata ou Victori

As Indicações São Diferentes? Quem deve Receber a Quadrivalente?

As indicações são as mesmas da vacina trivalente. É importante destacar que pessoas que integram os grupos de maior risco para as complicações e óbitos por influenza, na impossibilidade de arcar com o custo de aplicação da vacina quadrivalente (ou na indisponibilidade desta), não devem deixar de se vacinar com a trivalente, seja em Clínicas ou consultórios, seja na campanha nacional de vacinação contra a gripe, realizada anualmente pelo Ministério da Saúde.

As Vacinas Podem Ser Aplicadas Durante a Gestação?

Sim, ambas as formulações (trivalente e quadrivalente) têm nas gestantes um grupo prioritário para a vacinação, já que há maior risco para o aparecimento de complicações.